Nota de Pesar - Prof. Márcio Damin Custódio

nota_pesar.jpg

O Departamento de Filosofia da UEM manifesta profundo pesar pelo falecimento do Prof. Márcio Augusto Damin Custódio, da Unicamp, ocorrido no dia 6 de maio de 2025. O Prof. Márcio começou sua carreira docente na UEM em 1998, tendo permanecido em nossa instituição até 2004. Ele fez parte da comissão que estudou a viabilidade da criação do curso de Licenciatura em Filosofia e é um dos fundadores do curso. 

Natural de Santa Fé do Sul (SP), o Prof. Márcio fez sua formação na Unicamp e parte de seu doutorado nos EUA, na Universidade de Chicago. Sua pesquisa se iniciou na História da Ciência e depois se voltou para a História da Filosofia Medieval, tendo sua tese de doutorado versado sobre a concepção de ciência do filósofo inglês do século XIV Thomas Bradwardine. Após o doutorado, suas pesquisas se ampliaram para a História da Filosofia Antiga, notadamente para a obra de Aristóteles e para o aristotelismo grego, bem como para os autores árabes e latinos leitores de Aristóteles. Nos últimos anos, seus interesses de pesquisa se concentraram no pensamento latino medieval, com destaque para o pensamento de Tomás de Aquino. 

Pesquisador afeito ao trabalho em equipe, orientou diversas iniciações científicas, dissertações de mestrado e teses de doutorado. Mesmo depois de sua transferência, primeiro para a UFBA – onde ajudou a consolidar o doutorado recém inaugurado – e depois para a Unicamp, manteve estreita colaboração com a UEM, retornando para palestras e bancas de pesquisa e sendo sempre receptivo com todos que o procuravam em Campinas. Nos encontros de trabalho, lembrava-se com alegria e saudosismo dos momentos que passou em Maringá, dos desafios e das dificuldades nas primeiras etapas da criação do curso de filosofia. 

Uma perda sentida profundamente por seus amigos próximos de convivência acadêmica e extra-acadêmica, ex-orientandos, alunos e professores colegas de departamento e de pós-graduação na UEM, na UFBA e na Unicamp.

Neste momento de dor, expressamos nossa solidariedade a sua esposa Sueli, aos amigos e colegas, certos de que sua dedicação à filosofia seguirá como um legado para as futuras gerações.

Maringá, 06 de maio de 2025

marcio_damin.jpg

***