Sobre o Departamento
O Departamento de Filosofia (DFL), vinculado ao Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH), é responsável pelo Curso de Graduação em Filosofia e está localizado no Bloco H35 do campus sede da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Bloco H35 - Sala de Professores e Departamento
Histórico
No ano de 1967 foi instalada a Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Maringá com os cursos de licenciatura em Letras, História, Geografia e Ciências de 1º grau. Estes cursos tinham como objetivo a formação de profissionais para o exercício do magistério do ensino médio.
Inicialmente os professores de geografia e história foram agrupados no Departamento de Geo-História. Em 1969 foi criado o Departamento de História que atendia somente aos alunos do curso de graduação em História. Na primeira fase de existência desse departamento, de 1969 a 1976, ocorreu um crescimento no número de professores, tendo em vista a criação do curso de Estudos Sociais em 1972, onde estes passaram a ministrar aulas.
Em maio de 1976 deu-se o reconhecimento da UEM pelo Governo Federal, entrando em vigor então, o Estatuto e Regimento Geral da Instituição, adaptados à legislação superior de implantação da reforma universitária no Brasil. Foram baixados atos pela Reitoria e pelos órgãos colegiados superiores da UEM, que tinham por finalidade enquadrar a universidade às diretrizes presentes na reforma. Procedeu-se então à departamentalização que criou o Departamento de Ciências Sociais, vinculado ao Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Este departamento resultou da fusão dos Departamentos de História e Estudos Sociais; este último congregava professores de Filosofia, Sociologia, Antropologia e Ciência Política que ministravam aulas em diversos cursos da UEM.
A criação do curso de Estudos Sociais com licenciatura curta – completada em três e depois em 4 períodos – provocou, durante alguns anos, o esvaziamento dos cursos de licenciatura plena em História e Geografia. Em 1982 foi criado o curso de Graduação em História, licenciatura plena, que continuou vinculado ao Departamento de Ciências Sociais até agosto de 1988, quando foi criado o Departamento de História que é desmembrado, adquirindo personalidade própria. A partir deste desdobramento, o Departamento de Ciências Sociais permaneceu atendendo aos cursos de graduação da UEM oferecendo disciplinas das suas duas grandes áreas: Ciências Sociais (Sociologia, antropologia e Política) e Filosofia.
Em 2008, foi criado o Departamento de Filosofia, refletindo a consolidação do curso de Licenciatura em Filosofia e dos projetos de pesquisa do corpo docente, resultando, por fim, na abertura do Mestrado em Filosofia em 2012.
Regulamento do Departamento de Filosofia - Resolução nº 156/2014-CI/CCH