Nota de Pesar

É com o mais profundo pesar que o Departamento de Filosofia da Universidade Estadual de Maringá recebeu a triste notícia do falecimento da Professora Regina Taam na data de hoje, domingo, dia 26/02/2023.

Regina Taam era graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1976), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984) e Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2000). Das diversas pesquisas que conduziu em sua carreira, destaca-se sua atuação na formação de professores, com ênfase em educação popular, e sua pesquisa pioneira voltada para a educação da criança hospitalizada. Sua atuação sempre valorizou e promoveu perspectivas humanizadas da infância, da educação, da ludicidade e do envelhecimento.

Regina Taam ingressou no Departamento de Teoria e Prática da Educação da Universidade Estadual de Maringá em 1998, atuando em diversos cursos de graduação e pós-graduação, aposentando-se em 2012. Junto ao Curso de Filosofia da UEM, desde seus primórdios, Regina lecionou a disciplina de Didática e, em parceria com seu esposo, o Professor Cláudio Stieltjes, atuou decisivamente para a fundação da Unati (Universidade Aberta à Terceira Idade) da UEM, da qual foi a primeira coordenadora.

A alegria, a bondade, o entusiasmo e a presença de espírito da Professora Regina Taam impulsionaram o Curso de Licenciatura em Filosofia e a Unati-UEM, encorajando-nos a continuar sua luta por educação, justiça e igualdade.

Ao nosso colega Professor Cláudio Stieltjes, aos familiares e amigos oferecemos nossas mais sinceras condolências e prestamos nossa solidariedade nessa hora tão difícil.